Iniciativa #rebellolita Poses Rebeldes + Entrevista.

7/29/2015 1 Comments A+ a-

Oi oi gente, aqui quem fala é a Tia Unicórnia! 
Tia Unicórnia em cima da mesa do madame Satã.

Eu venho reparado (pela brincalhona que sempre fui e ainda sou) que algumas lolitas se sentem um pouco presas naquelas poses habituais, talvez por timidez ou por medo de não se sentir aceita pelo grupo (o que é uma bobagem, gente) então resolvi começar com uma iniciativa, um projeto chamado #rebellolita, feito para todas as meninas que quiserem postarem fotos no facebook, instagram, e todas as redes sociais. 

Ajudaria bastante para quem tem vergonha ou medo de se expressar um pouquinho mais se visse lolitas que admira e veteranas em poses mais descontraídas e divertidas, e além disso ia colorir bastante os meetings e feeds de todo mundo. 


Katrikki sendo linda no Esquenta, na globo.

Preocupada com isso, e com vontade de fazer esse post para lançar a iniciativa, resolvi entrevistar algumas meninas sobre o assunto, com algumas perguntas definidas, as meninas foram a Gabriela Mion, Sally Rigon, Amanda Medeiros, Katrikki, Lay La, Helô Gonzaga, e Sarah Wero, que por sinal é uma das contribuidoras do blog!

Vamos à entrevista: 

Que tipo de pose você gosta de fazer quando está em lolita? E por que?
Katrikki: Como uso muito algo puxado pro gothic prefiro fazer poses sérias e bem sóbias. Acho que combina melhor com o estilo, mas isso somente para fotos grupais ou para ser postada em algum lugar, pois eu tiro foto com poses bem estranhas as vezes.


Amanda: Eu sou muito ruim com poses, por conta da minha timidez. Eu tento fazer poses que mostrem a minha roupa completa, geralmente segurando de leve a barra da saia, ou segurando com as duas mãos a minha bolsa. Sempre opto por algo recatado e um pouco elegante. Eu geralmente visto classic ou kuro. Vejo bastante meninas fazendo poses fofas, e não acho isso errado. Tem meninas que combinam ^-^

Gabriela: Bom, depende, geralmente eu tento fazer uma pose que combine com o outfit, então se eu estou de sweet eu tento fazer um pose mais fofinha, se eu estou com um outfit mais sério, eu faço uma pose mais séria.
As vezes acaba não dando muito certo xD

Helô: Eu gosto de poses mais sweet, mais kawaii! Mesmo quando uso Shiro Loli! São as que mais gosto e que acho que combinam comigo e com a roupa. Atitude e pose complementam o outfit ^^

Sally: Eu gosto de fazer Vzinho ou corações normalmente tento ser fofa principalmente por que uso mais sweet.

Lay: Eu não tiro muitas fotos, mas notei que sempre que estou de lolita acabo ficando com os braços na frente do corpo, cruzadinhos sobre a saia. Gosto dessa posição porque ela não amassa a anágua e deixa acessórios mais a mostra (anéis, pulseira etc). Também gosto de deixar um dos pés meio levantadinho ou de lado (pra mostrar detalhes do sapato).



Você já sentiu algum tipo de desconforto se fez esse tipo de pose (poses divertidas) no meio de outras lolitas?
Katrikki: 
Já, algumas me olhavam meio torto quando estava fazendo careta ou apenas brincando com alguma pose mas não ligo pra isso. Não é que eu estou usando uma roupa mais séria que eu tenho que ser séria sempre!


Amanda:
Eu sinto desconforto se eu tento uma pose que foge do meu modo de agir. Já tentei fazer fotos sorrindo, mas fica sempre forçado. Acredito que a melhor opção é sempre fazer as poses de um jeito que você se sinta bem. A não ser que seja uma foto super zuada, aí vale até pose de super sentai \o\


Gabriela: 
as vezes eu fico meio sem graça/ com vergonha de fazer, por que todo mundo fica olhando e ai eu me sinto mais desconfortável.


Helô: 
Nunca! Acho que faço poses mais descontraídas no meio de amigas só! A gente acaba ficando mais a vontade pra fazer algumas besteirinhas. Ninguém é de ferro!


Sally: 
Não mas normalmente fazemos poses mais divertidas quando estamos entre amigos


Lay: 
Não! Inclusive adoro quando a proposta é mais divertida! Nos últimos meetings inclusive sempre teve alguma foto que se destacasse por ser mais ou menos assim, mas também acho legal as fotos mais fofas, pq acho que combinam com o estilo!


Sarah: Então, pose é uma coisa pessoal. Não posso falar muito sobre o meio lolita, porque não sou lolita. Simpatizo, só fui em dois meetings, nunca usei lolita. Mas nunca senti nenhum desconforto ou cobrança sobre forma de se comportar pra fotos ou qualquer outra coisa. Eu estou numa fase de não gostar muito de sorrir nas fotos, porque isso evidencia rugas e linhas de expressão que estou começando a ter. Então tento evitar. Mas quando estou feliz e à vontade, os sorrisos vem à tona naturalmente.

Qual sua opinião sobre isso? 

Katrikki: Sempre não me deixo levar pelas pessoas. Você faz a pose que você quiser e seja feliz!
Já vi pessoas ditando regras de poses, porque sweet tem que sempre sorrir e estar fazendo carinha de fofa e ditando o que tem que ser feito, ficar bonito? Bem, fica mas não quer dizer que a pessoa tem que fazer aquilo sempre. Sempre lembrando que lolita é uma moda que escolhemos pra si e que isso não nos muda o que somos. Se você que mandar dedo do meio de sweet mande, oras!

Amanda: Acho que são super divertidas pra guardar de recordação, e pra quebrar o gelo. Ainda mais se todas estão vestidas de lolita, deixa tudo mais mágico!

Gabriela: acho que eu me soltaria mais se fosse "eu um quarto e uma câmera" ou "eu, um quarto, uma câmera e uma fotografa" hahahaha, eu acho que eu preciso aprender a me soltar mais e não parar para pensar no que as outras pessoas vão achar ao ver essa foto/pose para foto. 

Helô: Adoro! Apesar de achar que a pose complementa o out na hora da foto (quando você tira uma foto mais "séria", se é que me entendem), acho essa ideia muito boa! Quero ter coragem de poder colocá-la em prática mais vezes!

Sally: Eu gosto, acho mais espontâneo.

Lay: Acho divertido e muito legal! É uma forma de 'quebrar o gelo' e deixar o meeting mais divertido!

Sarah: Minha opinião sobre isso, é que uma diretriz comportamental sobre "como-tirar-fotos-lolita" se aproxima da questão sobre a "elite lolita". Eu realmente não acho que exista. Mas também acho que fotos com poses fofinhas parecem mais coerentes com a questão kawaii que lolita busca expressar.

Você acha que algumas meninas podem se sentir presas por ver a maioria das meninas sendo sempre fofinhas e comportadinha em relação as poses?

Katrikki: Sim, muitas tem medo de ser julgadas e fazer treta para ela se não seguir as regras. Eu mesma passo por isso e tenho os dois estilos de fotos as fotos "bonitas" seguindo as pessoas e as minhas fotos, até mesmo pra evitar fofoquinhas estilo: "olha a fulaninha tá com uma foto estranha no daily" "ah, olha que pose estranha." Então pra evitar isso é melhor mesmo, como eu brinco: "Ter a foto do daily!"

Amanda: Talvez algumas se sintam na obrigação de serem assim também. Mas devemos lembrar que não há um modelo a ser seguido. O importante é ser gentil e se divertir. Todos tem a liberdade para fazer a pose que quiser e não deveriam se sentir presos ^-^

Gabriela: Talvez não presas, mas muitas vezes quando a gente vai tirar foto depois de um meeting, fica uma olhando para a cara da outra e vem aquela pergunta "que pose eu faço?", ai a gente sempre fala "faz uma pose fofa", e no final todo mundo fez praticamente a mesma pose xDD,

Helô: Acredito que não, até por que vemos várias meninas em poses diferentes e estilos diferentes. A gente acaba ligando determinadas poses a esteriótipos e parece que fica difícil "sair do quadrado" por causa disso. As pessoas são diferentes, agem diferente umas das outras, tem personalidades únicas. O medo do julgamento não deve impedir você de ser quem é.

Sally: Acho que talvez não seja presas, mas sim tímidas.

Lay: Não sei... Talvez nos primeiros meetings, quando não conhecem muita gente e não se sentem mais tão à vontade. Acho que depois, quando fazem amigas e ficam mais íntimas das outras pessoas presentes, essa sensação acaba passando.

Sarah: Eu acho que algumas garotas podem sim se sentir inibidas com as próprias fotos ao verem fotos mega bem produzidas de outras lolitas famosas ou mais populares em poses mais românticas. Mas isso é como se sentir inibida por sair sem maquiagem, tomando como comparação o rosto perfeitamente manipulado de uma modelo em capa de revista. Acho que cada uma deve fazer o que se sentir à vontade.

Você costuma fazer poses diferentes? 

Katrikki: Sim! Adoro principalmente as caretas!

Amanda: Geralmente faço a mesma porque sou muito ruim com poses hahaha xD ~ mas sempre bato uma engraçada quando da vontade.

Gabriela: Eu tento, mas as vezes acaba saindo tudo igual, e eu fico "poxa, só tem isso de foto?", hahaha.

Helô: Eu tento! Sempre faço uma pesquisa rápida na internet e treino na frente do espelho!

Sally: Sim. Depende do fotógrafo. 

Lay: Gosto de fazer fotos sérias e divertidas, mas as segundas só faço quando estou com amigas mais próximas. Aí a gente mostra a língua, faz pose engraçada, entra de robert na foto das outras, etc.

Sarah: Eu expresso o que dá vontade quando tiro fotos. E faço muitas caretas.

E agora pra fechar a entrevista; Qual a sua opinião sobre começar uma iniciativa, como uma hashtag no face e/ou instagram para incentivar a desinibição em relação as poses das meninas? Para incentivar a cada uma fazer a pose que mais acha divertido, mas talvez tenha se sentido presa. Se chamaria #rebellolita. 

Katrikki: Adoro! Adoro essas coisas novas pra mexer com o mudinho em tons de pastel lolita. Vamos lá gente! *sacudindo a anágua*. Vamos tirar fotos com caretas e poses estranhas até não ter fim!
#rebellolita

Amanda: Acredito que seria bem divertido! Também usaria algo como #crazylolita junto xD Eu iria adorar ver um monte de lolitas postando fotos divertidas x3

Gabriela: Acho que seria legal, e bem divertido! <3. Eu participaria.

Helô: Eu acho legal mas penso que isso não deveria ser preciso. Como eu disse: as pessoas são diferentes e únicas, com visões únicas. Espero que o movimento amplie o horizonte das pessoas e as inspire!

Sally: Acho legal ^^. Talvez ajude quem esta tímida e também as que não gostam muito de ser fotografadas.

Lay: Acho uma boa iniciativa. Acredito que muitas meninas adeririam, mas sem abrir mão de fotos sérias de vez em quando, rs.

Sarah: Acho que qualquer iniciativa para promover a liberdade de expressão e autoestima é válida, desde que seja coerente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então, galera, a hashtag está lançada! Quero ver muitos posts com a hashtag #rebellolita!

Beijos da Tia Unicórnia e da equipe ECK Blog.

Ps por Sarah: Ã€ título de curiosidade, uma busca por essa hashtag no Instagram só aponta pra dois resultados, sendo uma conta de usuário, e uma postagem de outfit com pegada punk-dark.

1 comentários:

Write comentários